Em se tratando das pessoas, temos também quatro tipos, que são: as pessoas que mudam por medo de acontecer algo ou por medo de perderem algo; existem pessoas que não mudam nunca, mesmo que percam tudo e tenham todos os problemas possíveis e tem aquelas pessoas que mudam após perderem algo ou após um acontecimento ruim.

E em relação aos tipos profissionais, existem quatro padrões diferentes. São padrões que se repetem mesmo que o profissional mude de emprego e aqui vale considerar também as definições dos tipos de pessoas citadas no começo deste artigo, pois o tipo de pessoa pode mesmo que inconscientemente definir em qual padrão profissional ela se encontra.

Hoje, existem os seguintes padrões de profissionais: banco ou quadrilha, grupo, equipe e time.

  1. Bando ou quadrilha: conjunto de pessoas que estão fisicamente presentes na empresa, mas não trabalha com o objetivo comum. O profissional que faz parte do bando subtrai o que puder da empresa em que trabalha: chegando atrasado com frequência; usando o telefone da empresa para ligações pessoais e longas; ficando horas conversando assuntos paralelos, atrapalhando todos e prejudicando o andamento do trabalho; pegando objetos da empresa e levando para casa; ficando muito tempo no celular e redes sociais; enrolando para fazer o serviço; atendendo mal os clientes; denegrindo a imagem da empresa, dos colegas e dos líderes. São pessoas que não crescem na vida! São pessoas que “puxam o tapete” dos outros em benefício próprio e não se importam em fazer algo para prejudicar os demais. Vive na zona de conforto e quanto menos esforço fizer, melhor é!
  2. Grupo: conjunto de pessoas que trabalham em conjunto, mas não para um bem comum, está junto, mas ao mesmo tempo não está; cada um rema para um lado e assim o “barco” nunca sai do lugar; não tem compromisso com a empresa e nem com os colegas; só cumprem horário. É o famoso batedor de ponto!
  3. Equipe: conjunto de pessoas que trabalham por um objetivo em comum. É comprometida com sua tarefa, chega e sai no horário certo, é focado em fazer tudo bem feito, mas não está focado no resultado final da empresa e do departamento. Só se preocupa em executar. Seu compromisso é consigo mesmo!
  4. Time: é uma equipe de alta performance; é onde as pessoas se ajudam e geram excelentes resultados; tem foco nas pessoas e no resultado final, preocupa-se com as metas; trabalha em conjunto. Não se preocupa só com sua parte e com suas tarefas e sim com a empresa como um todo!

Cabe a cada empresário, saber identificar em qual padrão seus colaboradores se encaixam. É primordial essa definição, até para saber quem é a “laranja podre” da empresa e quem faz parte do time de excelentes profissionais. E muito cuidado, ter pessoas na liderança que fazem parte do bando ou grupo é perigoso, já imaginou o exemplo que um líder assim será para seus liderados?

O ideal é que todos façam parte do time, mas nem todos estão preparados para isso e alguns nunca estarão. Mas é essencial conduzir todos para o caminho da excelência!

E você, faz parte de qual padrão?

Faça sua busca

Últimos Posts

plugins premium WordPress